quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Exemplo a ser seguido

Exemplo a ser seguido...
O Projeto Vizinhança Solidária em vigor desde julho na área da 1ª Cia do 41º BPM/M, pode ser verificado abaixo, ocasião em que convido a todos a acessarem as demais informações sobre os projetos de prevenção primária, desenvolvidos pela Cia, bem como ocorrências de destaque.
É importante salientar que nas ruas em que há a implantação do projeto, até o presente não houve o registro de nenhuma ocorrência policial, sendo certo que todas os locais constam dos Cartões de Prioridade de Policiamento das viaturas desta Companhia e fazem parte do Programa de Visitas comunitárias.

PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA SERÁ LANÇADO EM SANTO ANDRÉ
Com a população informada é possível prevenir ocorrências e tornar os bairros mais seguros
O Conselho Comunitário de Segurança Santo André Centro (CONSEG Santo André – Centro), que é integrado pela Polícia Militar e Polícia Civil, através do Núcleo de Líderes Santo André (NULSA), em parceria com a iniciativa privada, oferecerá palestras gratuitas sobre Segurança Comunitária, sempre nos bairros de sua abrangência, em Santo André.
O objetivo principal é reduzir os principais indicadores criminais como roubo e furto, e a violência em geral por meio da valorização da prevenção primária, conscientizando os moradores e empresários dos bairros sobre a importância da comunicação entre vizinhos, comércio e organismos públicos.
“Hoje, em muitos bairros, casas são assaltadas e os vizinhos, por não se conhecerem pessoalmente, não desconfiam que a movimentação possa ser, na verdade, um roubo em andamento”, afirma Alexandre Negrini Turina, coordenador executivo do NULSA. Na palestra, o capitão Temístocles Telmo Ferreira Araújo, comandante da Primeira Companhia da Polícia Militar e membro nato do Conseg Santo André – Centro faz uma exposição breve sobre o funcionamento da Polícia Militar, cuidados para prevenção no dia a dia.
A palestra sobre Segurança Comunitária não é algo recente para o comandante Telmo, que já realiza estes eventos há algum tempo na área de abrangência do Conseg Santo André – Centro sempre que solicitado.
A novidade ficou por conta do complemento que veio em seguida: após a palestra, os participantes foram convidados a adquirir uma pequena placa indicativa do Programa Vizinhança Solidária com destaque para o telefone de contato da Polícia Militar, além do Disque Denúncia, para ser afixada do lado de fora de suas casas, ou nos postes dos bairros.
Esses moradores passaram a fazer parte de um cadastro que é compartilhado com a 1ª Companhia da Polícia Militar de Santo André e serviu como grande estandarte do programa, representando uma nova postura dos moradores para, em caso de suspeita, ligar imediatamente para o 190 (Polícia Militar) ou 181 (Disque Denúncia).
Além disso, a mudança de postura implica no contato entre vizinhos para aproximá-los e para que, por exemplo, em períodos em que um ou outro morador viaja e deixa sua residência ou comércio fechado, seu vizinho se torne co-responsável pela vigilância contra qualquer ato suspeito, informando imediatamente à PM.
Inspirado em iniciativas similares em outros países como Estados Unidos e Japão, o mecanismo do Programa VIZINHANÇA SOLIDÁRIA vem se espalhando rapidamente pelo Brasil. No Jardim Romano, em São Paulo, a iniciativa já obteve resultados e a população está mais integrada e segura.
Após o início no Jardim Bom Pastor, o programa continuará em outros bairros, de acordo com a demanda e orientação do CONSEG e NULSA.
Mais informações: Núcleo de Líderes Santo André – NULSA – www.nulsa.webs.com

Fonte: http://www.consegsantoandrecentro.com.br/html/vizinhanca_solidaria.html

Um comentário:

  1. Meu amigo, Cap Farias, fico muito feliz pelo sucesso do site e muito obrigado pela difusão de nosso projeto. Desenvolvo o seu projeto visitas comunitárias e solidárias, na área da minha companhia com muito orgulho e tenho obtido excelentes resultados. Acredito que este projeto é único na PM de São Paulo, por meu de uma companhia territorial. Lembre-se: "A experiência só se torne importante, quando passada adiante."
    Obrigado mais uma vez,
    Cap PM Telmo Comandante da 1ª Cia do 41ºBPM/M, Santo André - São Paulo
    telmo@policiamilitar.sp.gov.br

    ResponderExcluir