terça-feira, 22 de junho de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA...

O ESPADIM TIRADENTES

A história do Espadim remonta a época dos Czares, os imperadores da Rússia, após o ocorrido com um segmento do exército russo que viu-se sob cerco na cidade de Varna, pelo exército turco, nesta ocasião, o comandante da tropa, ciente dos riscos de destruição que esta circunstância significava, teve a coragem e a sobriedade de retirar os seus comandados da situação de cerco, reagrupar, conseguir reforços e retomar a cidade.

Em face deste grande feito, o Czar da Rússia entendeu que mais importante do que o número de combatentes é a qualidade dos seus comandantes.

Diante deste entendimento, o Czar Alexandre III, solicitou que seu armeiro fabricasse pequenas espadas de aço, os espadins, a fim de que os filhos das famílias nobres do império as usassem até estarem aptos para exercer a função de Comando, quando então eles seriam trocados por espadas.

Os jovens aristocratas russos difundiram o espadim, pelo seu uso constante em cerimônias cívicas e militares na Europa, tornando-se um hábito das escolas militares de todo o mundo.

O Espadim Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, ouro e do marfim é conferido aos Cadetes nas Academias de Polícia Militar do Brasil como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, Alferes da tropa de cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, o "TIRADENTES", Patrono das Polícias Militares do Brasil.

O Espadim Tiradentes é o símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica policial militar na condição de Cadete, que em sua etimologia, se origina do latim, que quer dizer algo como “pequeno chefe” ou do francês, que significa "irmão mais novo".

O espadim visa firmar o compromisso dos Cadetes com a Escola Superior, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico, moral e intelectual.

O espadim é recebido solenemente no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais. Ao receber o espadim, o Cadete presta o seguinte compromisso: "Recebo o Espadim Tiradentes, símbolo de honra e dignidade e prometo conduzi-lo com a mesma honra e dignidade com que o recebi".

Ao final do curso de Formação de Oficiais, o espadim é devolvido na cerimônia de formatura, quando é entregue aos formandos a sua nova arma, a espada, símbolo do comando militar, ampliando o seu compromisso com a corporação, sendo o Cadete declarado Aspirante a Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário